quinta-feira, 5 de agosto de 2010

Plano de Curso 2º Período do Ensino Medio

Estado de Goiás
SECRETARIA DE EDUCAÇÃO
SUBSECRETARIA REGIONAL DE EDUCAÇÃO DE GOIANÉSIA
SUBSECRETARIA REGIONAL DE EDUCAÇÃO DE GOIANÉSIA
COLÉGIOESTADUAL ANTONIO FEREIRA RIOS
SÃO FRANCISCO DE GOIÁS – GO

PLANO DE CURSO:
DISCIPLINA: História
Período: 2º - Ensino Médio
Prof. Dionizio Ferreira Coêlho
TEMPO DETERMINADO: 05 meses

OBJETIVOS GERAIS:
*Compreensão dos processos e sujeitos históricos, o desenvolvimento das relações que se estabelecem entre os grupos humanos em diferentes tempos e espaços.
*Compreensão da importância da apropriação crítica do conhecimento produzido pelos historiadores, que está contido nas narrativas de autores que se utilizam de métodos diferenciados e podem apresentar versões e interpretações díspares sobre os mesmos conhecimentos.
*Problematização das questões propostas; delimitação do objeto; estudo da bibliografia produzida sobre o assunto; busca de informações;levantamento se tratamento adequado das fontes; percepção dos sujeitos históricos envolvidos (indivíduos, grupos sociais); estratégias de verificação e confirmação de hipóteses; organização de dados coletados; refinamento dos conceitos (historicidade); proposta de explicação dos fenômenos estudados; elaboração da exposição; produção e reprodução de textos.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS:
*Desenvolver atividades relacionadas aos temas em estudo
*Demonstrar gosto e interesse pelo estudo da história
* Produzi conhecimento
CONTEÚDO:
*Unidade 2: Idade Média, Idade dos Homens
A formação da Idade Média.
• A queda de Roma
• Reinos bárbaro-cristãos
Em nome de Deus
• O islamismo
• Tempo e poder
• O fortalecimento da igreja na Europa Ocidental
• A Igreja e paganismo
• Os monges
O Reino dos francos
O mundo feudal
• Características do feudalismo
• As cruzadas
*Unidade 3: A era dos impérios colônias
• A conquista do novo mundo
• A reconquista ibérica e a expansão marítima
• Povos da América
• Povos da África
• Cultura afro-brasileira.

METODOLOGIA:
Aulas expositivas dialogadas
Analise de mapas, vídeos, etc.
Coleta de dados e informações
Debates
Trabalhos individuais e de grupo
Leitura, produção, interpretação e reprodução de texto de texto.
AVALIAÇÃO:
Através da observação, atividades orais e escritas, participação nas diversas atividades em sala e extra-sala
BIBLIOGRAFIA:
CAMPOS, Flávio de e MIRANDA, Renan Garcia
A escrita da história: ensino médio: volume único 1ª Ed. – São Paulo: Escala Educacional, 2005 pp. 100 a 138.
Referências Bibliográficas em anexo.

OBSERVAÇÕES:
Concurso de Desenho e Redação da CGU
Concurso de Redações Artigos Científicos e Projetos Pedagógicos
____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

Nenhum comentário:

Postar um comentário