Estado de Goiás
SECRETARIA DE EDUCAÇÃO
SUBSECRETARIA REGIONAL DE EDUCAÇÃO DE GOIANÉSIA
SUBSECRETARIA REGIONAL DE EDUCAÇÃO DE GOIANÉSIA
COLÉGIOESTADUAL ANTONIO FEREIRA RIOS
SÃO FRANCISCO DE GOIÁS – GO
PLANO DE CURSO:
DISCIPLINA: História
Período: 2º - Ensino Médio
Prof. Dionizio Ferreira Coêlho
TEMPO DETERMINADO: 05 meses
OBJETIVOS GERAIS:
*Compreensão dos processos e sujeitos históricos, o desenvolvimento das relações que se estabelecem entre os grupos humanos em diferentes tempos e espaços.
*Compreensão da importância da apropriação crítica do conhecimento produzido pelos historiadores, que está contido nas narrativas de autores que se utilizam de métodos diferenciados e podem apresentar versões e interpretações díspares sobre os mesmos conhecimentos.
*Problematização das questões propostas; delimitação do objeto; estudo da bibliografia produzida sobre o assunto; busca de informações;levantamento se tratamento adequado das fontes; percepção dos sujeitos históricos envolvidos (indivíduos, grupos sociais); estratégias de verificação e confirmação de hipóteses; organização de dados coletados; refinamento dos conceitos (historicidade); proposta de explicação dos fenômenos estudados; elaboração da exposição; produção e reprodução de textos.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS:
*Desenvolver atividades relacionadas aos temas em estudo
*Demonstrar gosto e interesse pelo estudo da história
* Produzi conhecimento
CONTEÚDO:
*Unidade 2: Idade Média, Idade dos Homens
A formação da Idade Média.
• A queda de Roma
• Reinos bárbaro-cristãos
Em nome de Deus
• O islamismo
• Tempo e poder
• O fortalecimento da igreja na Europa Ocidental
• A Igreja e paganismo
• Os monges
O Reino dos francos
O mundo feudal
• Características do feudalismo
• As cruzadas
*Unidade 3: A era dos impérios colônias
• A conquista do novo mundo
• A reconquista ibérica e a expansão marítima
• Povos da América
• Povos da África
• Cultura afro-brasileira.
METODOLOGIA:
Aulas expositivas dialogadas
Analise de mapas, vídeos, etc.
Coleta de dados e informações
Debates
Trabalhos individuais e de grupo
Leitura, produção, interpretação e reprodução de texto de texto.
AVALIAÇÃO:
Através da observação, atividades orais e escritas, participação nas diversas atividades em sala e extra-sala
BIBLIOGRAFIA:
CAMPOS, Flávio de e MIRANDA, Renan Garcia
A escrita da história: ensino médio: volume único 1ª Ed. – São Paulo: Escala Educacional, 2005 pp. 100 a 138.
Referências Bibliográficas em anexo.
OBSERVAÇÕES:
Concurso de Desenho e Redação da CGU
Concurso de Redações Artigos Científicos e Projetos Pedagógicos
____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
Nenhum comentário:
Postar um comentário