Estado de Goiás
SECRETARIA DE EDUCAÇÃO
SUBSECRETARIA REGIONAL DE EDUCAÇÃO DE GOIANÉSIA
SUBSECRETARIA REGIONAL DE EDUCAÇÃO DE GOIANÉSIA
COLÉGIOESTADUAL ANTONIO FEREIRA RIOS
SÃO FRANCISCO DE GOIÁS – GO
PLANO DE CURSO:
DISCIPLINA: História
Período: 3º - Ensino Médio
Prof. Dionizio Ferreira Coêlho
TEMPO DETERMINADO: 05 meses
OBJETIVOS GERAIS:
*Compreensão dos processos e sujeitos históricos, o desenvolvimento das relações que se estabelecem entre os grupos humanos em diferentes tempos e espaços.
*Compreensão da importância da apropriação crítica do conhecimento produzido pelos historiadores, que está contido nas narrativas de autores que se utilizam de métodos diferenciados e podem apresentar versões e interpretações díspares sobre os mesmos conhecimentos.
*Problematização das questões propostas; delimitação do objeto; estudo da bibliografia produzida sobre o assunto; busca de informações;levantamento se tratamento adequado das fontes; percepção dos sujeitos históricos envolvidos (indivíduos, grupos sociais); estratégias de verificação e confirmação de hipóteses; organização de dados coletados; refinamento dos conceitos (historicidade); proposta de explicação dos fenômenos estudados; elaboração da exposição; produção e reprodução de textos.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS:
*Desenvolver atividades relacionadas aos temas em estudo
*Demonstrar gosto e interesse pelo estudo da história
* Produzir conhecimento
CONTEÚDO:
*Unidade 4: O Velho e o Novo Mundo sob duas majestades: o rei e o papa
• A Reforma Protestante.
• Expansão do protestantismo
• A Reforma Católica
*O Antigo Regime e a América
• O império de Deus pelos ibéricos
• Ascensão e queda dos impérios ibéricos
• América portuguesa
• A América Espanhola
*A civilização do açúcar
* A escravidão.
*A colônia
* Cultura afro-brasileira
*Monarquias européias
• Absolutismo à francesa
• França e Inglaterra
• O império de três oceanos
*Nem tudo que reluz é ouro
• Caminhos e fronteiras
• O iluminismo Idade do ouro no Brasil
• O despotismo esclarecido
*Na velocidade das luzes
• Nasce os Estados Unidos
• A Revolução Francesa
• A Revolução Industrial
METODOLOGIA:
Aulas expositivas dialogadas
Análise de mapas, vídeos, etc.
Coleta de dados e informações
Debates
Trabalhos individuais e de grupo
Leitura, produção, interpretação e reprodução de texto de texto.
AVALIAÇÃO:
Através da observação, atividades orais e escritas, partipação nas diversas atividades em sala e extra-sala
BIBLIOGRAFIA:
CAMPOS, Flávio de e MIRANDA, Renan Garcia
A escrita da história: ensino médio: volume único 1ª Ed. – São Paulo: Escala Educacional, 2005 pp. 162 a 310.
OBSERVAÇÕES:
Concurso de Desenho e Redação da CGU
Concurso de Redações Artigos Científicos e Projetos Pedagógicos
Referências Bibliográficas em anexo.
OBSERVAÇÕES:
Concurso de Desenho e Redação da CGU
Concurso de Redações Artigos Científicos e Projetos Pedagógicos
Nenhum comentário:
Postar um comentário