quinta-feira, 5 de agosto de 2010

Plano de Curso 3º Período do Ensino Médio

Estado de Goiás
SECRETARIA DE EDUCAÇÃO
SUBSECRETARIA REGIONAL DE EDUCAÇÃO DE GOIANÉSIA
SUBSECRETARIA REGIONAL DE EDUCAÇÃO DE GOIANÉSIA
COLÉGIOESTADUAL ANTONIO FEREIRA RIOS
SÃO FRANCISCO DE GOIÁS – GO

PLANO DE CURSO:
DISCIPLINA: História
Período: 3º - Ensino Médio
Prof. Dionizio Ferreira Coêlho
TEMPO DETERMINADO: 05 meses

OBJETIVOS GERAIS:
*Compreensão dos processos e sujeitos históricos, o desenvolvimento das relações que se estabelecem entre os grupos humanos em diferentes tempos e espaços.
*Compreensão da importância da apropriação crítica do conhecimento produzido pelos historiadores, que está contido nas narrativas de autores que se utilizam de métodos diferenciados e podem apresentar versões e interpretações díspares sobre os mesmos conhecimentos.
*Problematização das questões propostas; delimitação do objeto; estudo da bibliografia produzida sobre o assunto; busca de informações;levantamento se tratamento adequado das fontes; percepção dos sujeitos históricos envolvidos (indivíduos, grupos sociais); estratégias de verificação e confirmação de hipóteses; organização de dados coletados; refinamento dos conceitos (historicidade); proposta de explicação dos fenômenos estudados; elaboração da exposição; produção e reprodução de textos.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS:
*Desenvolver atividades relacionadas aos temas em estudo
*Demonstrar gosto e interesse pelo estudo da história
* Produzir conhecimento
CONTEÚDO:
*Unidade 4: O Velho e o Novo Mundo sob duas majestades: o rei e o papa
• A Reforma Protestante.
• Expansão do protestantismo
• A Reforma Católica
*O Antigo Regime e a América
• O império de Deus pelos ibéricos
• Ascensão e queda dos impérios ibéricos
• América portuguesa
• A América Espanhola
*A civilização do açúcar
* A escravidão.
*A colônia
* Cultura afro-brasileira
*Monarquias européias
• Absolutismo à francesa
• França e Inglaterra
• O império de três oceanos
*Nem tudo que reluz é ouro
• Caminhos e fronteiras
• O iluminismo Idade do ouro no Brasil
• O despotismo esclarecido
*Na velocidade das luzes
• Nasce os Estados Unidos
• A Revolução Francesa
• A Revolução Industrial


METODOLOGIA:

Aulas expositivas dialogadas
Análise de mapas, vídeos, etc.
Coleta de dados e informações
Debates
Trabalhos individuais e de grupo
Leitura, produção, interpretação e reprodução de texto de texto.
AVALIAÇÃO:
Através da observação, atividades orais e escritas, partipação nas diversas atividades em sala e extra-sala

BIBLIOGRAFIA:

CAMPOS, Flávio de e MIRANDA, Renan Garcia
A escrita da história: ensino médio: volume único 1ª Ed. – São Paulo: Escala Educacional, 2005 pp. 162 a 310.

OBSERVAÇÕES:
Concurso de Desenho e Redação da CGU
Concurso de Redações Artigos Científicos e Projetos Pedagógicos
Referências Bibliográficas em anexo.

OBSERVAÇÕES:
Concurso de Desenho e Redação da CGU
Concurso de Redações Artigos Científicos e Projetos Pedagógicos

Nenhum comentário:

Postar um comentário