quinta-feira, 5 de agosto de 2010

Plano de Curso 4º Período do Ensino Médio

Estado de Goiás
SECRETARIA DE EDUCAÇÃO
SUBSECRETARIA REGIONAL DE EDUCAÇÃO DE GOIANÉSIA
SUBSECRETARIA REGIONAL DE EDUCAÇÃO DE GOIANÉSIA
COLÉGIOESTADUAL ANTONIO FEREIRA RIOS
SÃO FRANCISCO DE GOIÁS – GO

PLANO DE CURSO:
DISCIPLINA: História
Período: 4º Período do Ensino Médio
Prof. Dionizio Ferreira Coêlho
TEMPO DETERMINADO: 05 meses

OBJETIVOS GERAIS:
*Compreensão dos processos e sujeitos históricos, o desenvolvimento das relações que se estabelecem entre os grupos humanos em diferentes tempos e espaços.
*Compreensão da importância da apropriação crítica do conhecimento produzido pelos historiadores, que está contido nas narrativas de autores que se utilizam de métodos diferenciados e podem apresentar versões e interpretações díspares sobre os mesmos conhecimentos.
*Problematização das questões propostas; delimitação do objeto; estudo da bibliografia produzida sobre o assunto; busca de informações;levantamento se tratamento adequado das fontes; percepção dos sujeitos históricos envolvidos (indivíduos, grupos sociais); estratégias de verificação e confirmação de hipóteses; organização de dados coletados; refinamento dos conceitos (historicidade); proposta de explicação dos fenômenos estudados; elaboração da exposição; produção e reprodução de textos.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS:
*Desenvolver atividades relacionadas aos temas em estudo
*Demonstrar gosto e interesse pelo estudo da história
* Produzir conhecimento

CONTEÚDO:
*Unidade 5: Conspirações e revoltas na America Portuguesa
• Inconfidência Mineira.
• A Revolução cruza o Atlântico.
• A crise da coroa portuguesa.
*Nações e Nacionalismo
• A nação como novidade
• A forja da identidade: quem é brasileiro?
*A era dos impérios/Imperialismo
• O império do café
*A República no Brasil
* Cultura afro-brasileira

METODOLOGIA:

Aulas expositivas dialogadas
Análise de mapas, vídeos, etc.
Coleta de dados e informações
Debates
Trabalhos individuais e de grupo
Leitura, produção, interpretação e reprodução de texto de texto.
AVALIAÇÃO:
Através da observação, atividades orais e escritas, participação nas diversas atividades em sala e extra-sala

BIBLIOGRAFIA:

CAMPOS, Flávio de e MIRANDA, Renan Garcia
A escrita da história: ensino médio: volume único 1ª Ed. – São Paulo: Escala Educacional, 2005 pp. 312 a 431.
Referências Bibliográficas em anexo.

OBSERVAÇÕES:
Concurso de Desenho e Redação da CGU
Concurso de Redações Artigos Científicos e Projetos Pedagógicos
____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

Nenhum comentário:

Postar um comentário